Artigo: Porque o Futsal não é Olímpico?

O Comitê Olímpico Internacional está tentando reduzir o custo das Olimpíadas, pois as cidades estão sendo mais cuidadosas com os fundos públicos que possuem e o interesse em sediar está diminuindo. Eles limitaram os Jogos Olímpicos de Verão a 10.500 atletas. Se o futsal fosse adicionado, isso significaria que um órgão dirigente, a FIFA, teria quase 10% da cota de atletas para apenas quatro medalhas. Só posso ver o futsal entrar se o futebol for removido, mas o futebol é um dos esportes mais lucrativos nos jogos. Novamente, quando o O COI está tentando melhorar as finanças dos Jogos, não consigo imaginá-los tirando o futebol.

“Parece impossível que o COI permitiria isso por apenas quatro eventos, especialmente para um esporte onde as Olimpíadas não são o campeonato mais importante. Pode-se concluir que o único caminho do futsal é disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos contra o futebol ”, disse Doug Reed em entrevista ao site FutsalFeed

Continuando com os pensamentos de Doug Reed, se quisermos ver o futsal nos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional teria que remover o torneio de futebol masculino e adicionar o torneio masculino de futsal como seu substituto. O futebol ainda seria representado por meio do torneio de futebol feminino, considerado o maior evento do futebol do que a Copa do Mundo Feminina da FIFA.

Portanto, como a federação mais representada nos Jogos Olímpicos de Verão, a FIFA teria dois esportes (torneio de futebol feminino e torneio de futsal masculino), e não quatro, como teria se os torneios de futsal masculino e feminino fossem adicionados aos dois torneios de futebol.

Muitos defendem essa ‘mistura’ de esportes, já que o torneio olímpico de futebol masculino é disputado em um nível relativamente baixo, com times restritos a jogadores Sub-23, com um máximo de três jogadores acima da idade permitidos.

Diante disso, as maiores estrelas do futebol perdem o torneio olímpico (embora alguns grandes nomes do futebol como Leo Messi, Angel Di Maria, Sergio Aguero, Carlos Tevez, Neymar, Gabriel Jesus, Samuel Eto’o, Nwankwo Kanu, Pep Guardiola e outros ganharam o torneio olímpico).

No entanto, embora os países não joguem com suas estrelas mais proeminentes, é um dos esportes mais vistos e mais lucrativos nas Olimpíadas. Porque … futebol é futebol …

Portanto, como Reed observou, não é provável que o IOC substitua o futebol pelo futsal, que ainda não é tão lucrativo e provavelmente nunca será como o futebol.

“Para conquistar um espaço no Programa Olímpico, qualquer esporte novo como o Futsal tem que trazer mais valor do que os que já estão, e os lances devem ser incluídos”.

O COI esclarece que o principal critério para considerar novos esportes é que eles tragam valor adicional, especificamente a mídia e o interesse público. O futsal nunca poderá competir com o futebol nesses aspectos.

Outras Sugestões

Também houve sugestões de que o Futsal, com alguns outros esportes indoor, se junte às Olimpíadas de Inverno e, assim, aumente o interesse em jogos menos populares. No entanto, isso não é possível, pois a FIFA é considerada uma associação olímpica de verão. Portanto, seus esportes não podem fazer parte do programa das Olimpíadas de Inverno.

Existe também a ideia de que a AMF (Asociacion Mundial de Futsal), órgão não oficial do futsal, aplica o Futsal para o esporte olímpico, mas isso também não é possível, pois o COI não reconhece a AMF como uma federação oficial.

O que o COI diz?

Também enviamos as cinco perguntas a seguir ao Comitê Olímpico Internacional:

1. O que é preciso para que o futsal se torne um esporte olímpico?
2. Já houve iniciativas para fazer do Futsal um esporte olímpico?
3. Se o futsal se tornasse um esporte olímpico, qual edição dos jogos olímpicos poderia ter sua estreia?
4. Existe a possibilidade do Futsal participar das Olimpíadas de Inverno?
5. Como você vê a ideia do Futsal como esporte olímpico?

No entanto, não obtivemos respostas às nossas perguntas. O serviço de RP do COI acaba de nos passar o LINK com perguntas frequentes sobre esportes, programas e resultados.

Aqui estão algumas das respostas do site oficial do COI, que podem estar relacionadas ao nosso tópico

Como um esporte pode ser incluído no Programa dos Jogos Olímpicos?

“Em primeiro lugar, um esporte deve ser regido por uma Federação Internacional que se comprometa a seguir as regras da Carta Olímpica, condição básica para o reconhecimento do COI. Também deve ser praticado amplamente em todo o mundo e atender a vários critérios. Depois disso , o Conselho Executivo do COI pode recomendar que um esporte reconhecido seja adicionado ao programa dos Jogos se a Sessão do COI aprová-lo “.

Quais são as condições necessárias para que um esporte seja reconhecido pelo COI?

“Para ser reconhecido pelo COI, um esporte deve, antes de tudo, ser regido por uma Federação Internacional (FI). Isso é necessário para estar em conformidade com as Regras da Carta Olímpica, o Código Mundial Antidopagem e também as Olimpíadas Código do Movimento para a Prevenção da Manipulação de Competições “.

Quem é o responsável por adicionar eventos ou disciplinas ao programa dos Jogos Olímpicos?

“As Federações Internacionais (FIs) são responsáveis ​​por decidir sobre o programa de eventos em seus respectivos esportes. No entanto, qualquer proposta de uma FI para adicionar ou remover disciplinas ou eventos deve ser aprovada pelo Conselho Executivo do COI”.

Como você pode ver, essas respostas são bastante genéricas e não resolvem nosso problema.

Respondemos ao COI, afirmando que não obtivemos as respostas exigidas, mas o COI nunca mais respondeu.

Futsal nas Olimpíadas Juvenis

O futsal, no entanto, se tornou um esporte olímpico em 2018 como parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão de 2018 em Buenos Aires. A participação de 10 seleções nacionais de futsal masculino e feminino teve sua apresentação inaugural nos Jogos Olímpicos. Brasil (ouro), Rússia (prata) e Egito (bronze) conquistaram medalhas na categoria masculino, e Portugal (ouro), Japão (prata) e Espanha (bronze) conquistaram medalhas na categoria feminino.

O futsal (masculino e feminino) fará parte das próximas Olimpíadas da Juventude, que serão disputadas em 2026 em Dakar (Senegal), o que é excelente, pois o futsal é considerado um esporte do futuro. Se o garoto gosta e curte esse jogo, esperamos que uma vez possamos ver o torneio de futsal nos Jogos Olímpicos de verão.

Quando podemos esperar o futsal nos Jogos Olímpicos?

Se o futsal como esporte profissional crescer nos próximos anos, se se tornar ainda mais popular em fortes nações olímpicas europeias, como Alemanha e França, se os Estados Unidos estabelecerem uma liga profissional e se a seleção americana conseguir um resultado concreto no Copa do Mundo 2021, se o Futsal se espalhar ainda mais pela África e Ásia e, consequentemente, se tornar o segundo ou o mais popular esporte indoor do mundo, então nem mesmo o COI poderá ignorar isso e terá que incluir o Futsal nas Olimpíadas programa.

Parte da matéria feita pelo site FutsalFeed
Tradução: Liga Paulista Futsal