Além de treinos online, jogadores da LPF também realizam atividades presenciais

Neste período de isolamento social, os treinamentos individuais passaram a ser algo normal entre os atletas que disputam a LPF (Liga Paulista de Futsal). Alguns usam as plataformas digitais, com apoio dos preparadores físicos de seus respectivos clubes, enquanto outros buscam ajuda com treinos presenciais, sempre seguindo todos os protocolos de saúde.

O pivô Japa, novo reforço do Futsal Taboão, e com passagens por AABB e Mogi Futsal, Iguinho Bastos (Foto maior), também do Taboão, Pepita (ex-Corinthians) e Rapha Hectory (ex-Taubaté e CA Guarulhense), não foi diferente. Dispostos a retornarem às quadras com o físico em ordem, procuram um personal trainner para algo mais específico. Tetê Reis, que já defendeu as cores da Wimpro/Guarulhos, é o responsável por orientar os atletas citados.

Cada atleta treina, no mínimo, duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras). A seguir, Tetê fala como funciona cada treino:

“O Treinos são elaborados com o objetivo de melhorar as capacidades de cada indivíduo, melhora no condicionamento físico, coordenação motora, fortalecimento de todos os grupos musculares, mobilidade e estabilidade articular, agilidade e potência”.

O tempo de duração de cada treino é de no mínimo uma hora e meia, sempre com uma programação diferente:

“O atleta, para ter um bom desempenho, precisa primeiro fortalecer o seu corpo.É preciso respeitar as fases e as transições em um programa de treinamento. Então eu sempre avalio os atletas para saber a  condição física de cada um. Após essa avaliação é feita uma programação de treinamento e os exercícios que irei aplicar”, diz.

Segundo Tetê, cada treino é baseado em três etapas:

Parte A (Mobilidades e Estabilidades/ Fortalecimentos) para preparar os grupos musculares que serão trabalhados no dia.

Parte B ( Fase de Aquecimento) para elevar a frequência cardíaca e acordar o corpo num todo.

Parte C (Parte Principal), em que o atleta realiza um circuito com exercícios que envolve movimentos os quais são utilizados em jogo de futsal, como: Movimentos coordenativos, mudança de direção, exercícios pliométricos, agilidade e atividades de tempo de reação com tomadas de decisões.