A epidemia de coronavírus levou o Governo do Estado de São Paulo a recomendar o fechamento de todas as academias da Grande SP a partir do próximo domingo (22) até o dia 30 de abril. Para que milhares de pessoas não tenham que interromper a prática de atividades, os personal trainers Wagner Felix, especialista em lutas e professor de treinamento funcional, e Matheus Maeda, professor de treinamento funcional e de tênis, decidiram levar para as redes sociais aulas que, antes, eles ministravam na academia. São exercícios de calistenia (sem o uso de aparelhos), que podem ser feitos por qualquer um, sem precisar sair de casa.

Felix avalia que, diante da situação atual, a população não pode deixar de se exercitar, mesmo durante a quarentena. “Devemos prestar muita atenção ao estresse e à ansiedade nesses tempos. As notícias sensacionalistas e fake news tornam a tarefa mais difícil, mas pelo nosso bem devemos gerenciar o estresse, que pode gerar diversos sintomas que danificam nossa saúde e, inclusive, prejudicam o sistema imunológico”, alerta.

Matheus explica que manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de afastar o estresse. “Os exercícios físicos são responsáveis por aliviar a tensão, melhorar o bem-estar e a saúde como um todo”, aponta.

Para que todos, independentemente da idade, porte ou condição física, possam exercitar o corpo, os professores ensinam treinamentos de calistenia que podem ser realizados dentro de casa, utilizando o próprio corpo. “Nós sempre desenvolvemos protocolos de exercícios para quem não tem alternativa para se exercitar e precisa melhorar o seu rendimento”, revela Felix. Matheus completa: “Em uma situação como a que estamos vivenciando, esses treinamentos servem aos que não querem ficar parados, mesmo com as academias fechadas”.

Wagner Felix explica que eles desenvolveram tipos diferentes de treinos, que vão auxiliar desde os que estão iniciando até os usuários frequentes das academias. “Há treinamentos de calistenia para iniciantes, idosos, há calistenia de MMA, mobilidade, definição muscular, entre outros, além de quinze exercícios somente para alongamentos”, revela.

Em seus perfis pessoais no Instagram e no da equipe, a Confidence Fight, são postados vídeos curtos com a realização de diversas categorias de treinos para que os interessados possam repetir os movimentos em casa.

 

Fonte: Bruno Vinicius da Silva | Foto: Divulgação