Fundada, oficialmente, em 2012, a LPF (Liga Paulista de Futsal), surgiu após uma reunião envolvendo as principais equipes do Estado, as quais tinham um só pensamento: a criação de uma competição forte, bem organizada e acima de tudo, democrática. Esta reunião aconteceu em dezembro de 2011, na cidade de Orlândia (Interior do Estado).

Ao longo dos anos, o certame contou com grandes clubes, dentre eles, Corinthians (maior campeão, com quatro títulos), São Paulo FC (em parceria com Suzano e São Bernardo do Campo) Palmeiras, além de times tradicionais no futsal paulista (Itapeva, Yoka, Sertãozinho, Rio Preto AC, São José, Taubaté, Barueri, São Caetano, Pulo do Gato, FIB, Wimpro, Mogi, dentre outras). Em seu primeiro ano de atividade, a LPF teve com campeã, a AABB, que disputou a grande final contra o Pinda EC.

No ano seguinte, a mesma AABB voltou à final, mas desta vez, perdeu para o Corinthians. Já na temporada seguinte, com o reforço do Futsal Brasil Kirin (atual Magnus Futsal, de Sorocaba),  a decisão do título ficou entre Brasil Kirin, do craque Falcão, diante seu ex-clube, a Intelli/Orlândia. Neste mesmo ano, as duas equipes também decidiram a LNF (Liga Nacional de Futsal), com nova vitória sorocabana.

No ano de 2015, o Timão voltou gritar “É Campeão”. A final, disputada em Orlândia, colocou frente a frente dois grandes rivais da modalidade, e o título veio somente na prorrogação. O bicampeonato alvinegro, conquistado em 2016, também deu início à mais uma nova rivalidade. Desta vez, com o Magnus Futsal. Ainda em 2016, o Corinthians faturou, de forma inédita, a LNF, com o Magnus, vice.

Em 2017, o Magnus Futsal deu o troco e ficou com o título. O segundo de sua história. E na última edição, na partida que marcou a despedida de Falcão. Quis o destino que o ala terminasse a carreira, justamente contra o clube que o projetou na metade dos anos 90. Nesta edição, de 2019, quatro times seguem na briga pelo troféu: Dracena e Santo André (pela primeira vez semifinalistas), além de Magnus e Corinthians.

 

Foto: Marcio Damião